CONCELHO DE SILVES VAI TER ÁREAS INTEGRADAS DE GESTÃO DA PAISAGEM

Proteção Civil

Contratos Programa foram assinados a 19 de julho

22 de julho 2021

O concelho de Silves é o único a sul do Tejo que irá constituir Áreas Integradas de Gestão da Paisagem – AIGP, num total de 47 candidaturas aprovadas a nível nacional. A constituição resulta de três candidaturas apresentadas pela autarquia para a criação das AIGP Vale do Odelouca, AIGP Falacho Enxerim e AIGP Nova Serra. As mesmas mereceram aprovação do Governo, tendo sido alvo de assinatura de contratos programa no passado dia 19 de julho, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro.

Refira-se que o conceito das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem surgiu da necessidade de transformar a paisagem nas áreas florestais, por forma diminuir a vulnerabilidade dos territórios aos grandes incêndios. Esta estratégia passa por agrupar várias propriedades em unidades de gestão, cujo objetivo primário é a revitalização destes territórios, através de um conjunto articulado de intervenções visando, de forma integrada, a reconversão e gestão de espaços florestais, agrícolas e silvo pastoris, com a finalidade de garantir maior resiliência ao fogo e melhorar os serviços de ecossistemas, promovendo a revitalização destes territórios e a adaptação às alterações climáticas. Neste contexto, as AIGP caracterizam-se por se concretizarem através de um modelo operativo onde estão previstos os recursos financeiros e o sistema de gestão e de monitorização que possibilitarão garantir sustentabilidade a médio, longo prazo.