Site Autárquico Silves

MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA DE SILVES COMEMORA ANIVERSÁRIO COM ENTRADAS GRÁTIS

MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA DE SILVES COMEMORA ANIVERSÁRIO COM ENTRADAS GRÁTIS

Património Cultural

02 de setembro 2022

O Museu Municipal de Arqueologia comemora 32.º Aniversário, no Dia do Município, a 3 de setembro, com entradas gratuitas.

Inaugurado em 1990, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves foi construído em torno do admirável Poço-Cisterna Almóada dos séculos XII-XIII – descoberto após escavações arqueológicas decorridas nos anos 80 do séc. XX e hoje classificado como Monumento Nacional – que se tornou a peça central da coleção e do discurso expositivo. Cenograficamente integra, também, a muralha da cidade do mesmo período, funcionando, assim, não só como um museu onde as coleções expostas são muito significativas, mas também como uma jóia do património islâmico em Portugal.

O acervo do Museu, na sua maioria proveniente das escavações decorridas na cidade e no concelho, reúne um conjunto de objetos do Paleolítico, os mais antigos, passando pelo Neolítico, pelo Calcolítico, pela Idade do Bronze, pela Idade do Ferro, pelo Período Romano e destacam-se, não só pela quantidade, mas também pela qualidade e exceção, as peças do Período Medieval, com destaque para o Período Muçulmano – Omíada, Califal, Taifa, Almorávida e Almóada, desde o século VIII ao século XIII, na sua maior parte do período Almóada, dos séculos XII-XIII –, que são prova da riqueza e da importância da cidade naquele período histórico.

A coleção reúne, ainda, um importante conjunto de objetos do período moderno – séculos XV, XVI e XVII –, que demonstra a influência das rotas comerciais e a importância das trocas e contactos da cidade com outras regiões do globo.

Dividida em oito núcleos temáticos, a coleção poderá ser visitada cronologicamente desde o Paleolítico até ao século XVII.

É parceiro desde 2005 da organização Museum With no Frontiers, na secção Discover Islamic Art. www.discoverislamicart.org e membro, deste Março de 2008, da Rede de Museus do Algarve, juntamente com outros Museus da região, projeto que visa a cooperação e parceria entre instituições museológicas.

Esperamos por si!

 

Morada:

Rua da Porta de Loulé, 8

Silves

 

Horário:

Todos os dias 10h00 - 18h00 (última entrada: 17h30)

Encerra a 25 de dezembro e a 1 de janeiro