Site Autárquico Silves

“DIA MUNDIAL DO BRINCAR” FOI ASSINALADO EM SILVES

“DIA MUNDIAL DO BRINCAR” FOI ASSINALADO EM SILVES

Últimas

28 de maio 2021

O “Dia Mundial do Brincar” foi assinalado hoje, dia 28 de maio, pelo Município de Silves, não com o habitual encontro físico face à atual crise sanitária, mas com a entrega de uma lembrança simbólica a todos os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho. A iniciativa, organizada em parceria entre a autarquia e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens local (CPCJ), contemplou, ainda, o lançamento de um vídeo que relembrou as edições de 2018 e 2019, reforçando a importância de brincar para o desenvolvimento integral da criança.

 

«Brincar é um direito, uma fonte inesgotável de alegria, uma atividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano e essencial para a saúde física e mental. Brincar é a principal atividade da criança. Uma criança que não brinca chama tanto a atenção como uma que não coma. Brincar é uma necessidade básica, uma experiência rica e complexa», referiu Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, salientando a importância de todos serem «capazes, enquanto sociedade, de respeitar os direitos das crianças fazendo com que sejam felizes».

 

Relembramos que o Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999, por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA), Freda Kimo, por ocasião da 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio. Foi reconhecido no calendário da UNICEF em 2000, ano em que foi assinalado pela primeira vez. A efeméride tem como objetivo destacar o 31º artigo da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, que menciona que todas as crianças, sem exceções, têm o direito a descansar, relaxar, brincar e participar em atividades educativas e culturais.