AVISO - CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS - Manutenção do Perigo de Incêndio Rural

13 de setembro de 2018

Situação Meteorológica
De acordo com a informação disponibilizada pelo, prevê-se a continuação de tempo quente e seco, pelo menos até dia 16 de setembro (domingo), com quadrante de leste previsto para as próximas noites, valores da temperatura máxima a atingir 30ºC na maior parte do território (exceto faixa costeira ocidental), teores de humidade relativa baixos, não se prevendo recuperação noturna significativa (excetuando o litoral).

Realçam-se ainda os seguintes aspetos:
 Temperatura máxima a variar entre 31 e 36ºC (Évora) no interior e entre 26 e 35ºC (Setúbal) no litoral.
Temperatura mínima próxima dos 20ºC nas regiões do interior Centro e Sul, em especial distritos de Castelo Branco, Portalegre e no sotavento algarvio.
 Vento do quadrante leste, a intensificar a partir do final do dia de hoje (13set) e novamente na noite seguinte (14/15set), podendo atingir 30 km/h nas terras altas. Efeito de brisa no litoral oeste, em especial a partir da tarde.
 Teores de humidade relativa (HRA) inferiores a 20 a 30% em grande parte do território, não sendo expectável que ocorra recuperação noturna significativa (excetuando o litoral).
 Probabilidade de ocorrência de trovoadas no interior, em especial no Baixo Alentejo.

Risco de Incêndio
Índice de risco de incêndio hoje (13set) elevado a muito elevado no interior, estendendo-se aos distritos Viana do Castelo e Faro, prevendo-se um agravamento generalizado amanhã (14set) e novamente sábado (15set) em especial nas regiões norte e centro.

EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:
 Tempo muito quente e seco permitindo condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

MEDIDAS DE AUTO-PROTEÇÃO
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido (a):
 Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
 Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
 Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
 O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, ou fogo-de-artifício;
 Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
 A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:
 Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
 Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
 Suspender todo e qualquer trabalho nos espaços rurais nos períodos de maior calor, ou outras atividades suscetíveis de provocar incêndios.

A ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.