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Turismo

O ato de planear a atividade turística de um destino deve implicar uma reflexão cuidada das principais tendências que estão associadas ao lazer em geral e ao turismo em particular, devendo as ações a empreender tentar combinar os interesses da procura com a oferta do destino. A nível local, o planeamento deve definir e priorizar a utilização dos vários recursos, de forma a satisfazer os interesses das várias instituições, do tecido empresarial, dos turistas e da comunidade local. Os efeitos do planeamento do turismo assumem enorme importância sobretudo pelo facto de serem fortemente sentidos e permanecerem ao longo do tempo.Este enquadramento inicial serve tão só para caracterizar a atuação do Sector de Turismo, no âmbito das suas competências. Procuramos regular a nossa atuação através do planeamento que garanta que a intervenção se consubstancia em benefícios graduais para o território. Desta forma encontram-se definidos 4 eixos prioritários de atuação, devidamente alinhados com o planeamento estratégico de nível nacional e regional:1. Definição de Produtos Estratégicos – Entre os produtos com maior enfoque podemos destacar dois grandes grupos, com diferentes estádios de desenvolvimento: Sol e Mar, Golfe, Gastronomia e Vinhos e Touring – produtos consolidados; e Turismo de Natureza e Turismo Náutico, que se tratam de produtos em desenvolvimento;2. Formação Profissional, Desenvolvimento Pessoal e Difusão e Partilha de Conhecimento – O posicionamento do Sector de Turismo no contexto da região exige uma constante necessidade de formação dos recursos humanos. Nos últimos anos temos implementado instrumentos de partilha de informação e conhecimento como ações de benchkmarking e Fam Trips com os parceiros da região;3. Eventos Diferenciadores – Procuramos organizar eventos identitários que sejam diferenciadores no contexto da região. Casos como a Feira Medieval de Silves ou Festival da Caldeirada em Armação de Pêra são exemplos desta visão, aos quais pretendemos associar mais eventos;4. Informação Turística e Promoção. Tendo a seu cargo um posto de Turismo Municipal, situado no Centro de Interpretação do Património Islâmico, assumimos o papel de interlocutor de quem visita o concelho e a região. Este papel é também desempenhado nos restantes equipamentos de vocação turística da cidade. A diversidade de informação turística produzida, tanto em formato digital como em formato físico, tem permitindo manter atual o conhecimento dos visitantes e interessados no Concelho de Silves;Acreditamos que, com a nossa atuação orientada por princípios éticos e responsáveis, contribuímos para o desenvolvimento turístico sustentável do concelho de Silves, resultando em benefícios económicos para a população local e para a valorização da identidade cultural, com impactos mínimos no ambiente.Contactos:Rua da Sé, n.º 68300-140 SilvesTelefone: 282 440 800 (ext.: 2744)Email: turismo@cm-silves.pt