Site Autárquico Silves

Museu do Traje e das Tradições

O Museu do Traje e das Tradições, de SB Messines, situa-se à entrada da vila, numa casa típica do interior algarvio, recuperada especialmente para este efeito.

O projeto de arquitetura é da autoria da Arquiteta da Câmara Municipal de Silves, Carla Alfarrobinha e o projeto da musealização é da autoria de Conceição Amaral, atual Diretora do Museu de Artes Decorativas Portuguesas - Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e anteriormente Diretora do Museu Municipal de Arqueologia de Silves. Concebido com base no vastíssimo espólio legado ao Rancho de São Bartolomeu de Messines, este núcleo museológico exibe peças relacionadas com as tradições populares daquela vila, dos finais do século XIX, inícios do séc. XX.

O trabalho do campo e da terra constituía o motor de arranque da economia, girando à sua volta as atividades comerciais da compra e venda desses produtos, sobretudo os frutos secos (alfarroba, amêndoa e figos), mas também as atividades relacionadas com a produção de azeite e pastorícia.

As atividades educativas neste pólo museológico incluem ateliês de expressão plástica e conversas “hora da História” entre as várias gerações, para que se proporcione a transmissão dos conhecimentos e das tradições orais destas populações, sobretudo às gerações vindouras, ou seja, a preservação do património imaterial da comunidade.


Horário: 
Horário de inverno (outubro a maio): 
2.ª a 6.ª feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00;
Horário de verão (junho a setembro):
2.ª a 6.ª feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00;

 

Contactos:
Morada: Alto Frente, 8375 SB Messines
Telefone: 282 440 893
Email: museu.municipal@cm-silves.pt

Georreferenciação:37º15’09.82’’ N/8º17’13.06’’ W