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ÁREA PSI-EDUCACIONAL

 

Objetivo

Apoiar a comunidade educativa do Concelho, desde o pré-escolar ao 3º CEB, prevenindo e intervindo nas dificuldades de aprendizagem, apoiando na resolução de problemas, bem como potenciando os processos psicológicos de todos os envolvidos no contexto educativo, através dos Gabinetes Municipais de Psicologia Escolar (GaMPE):

 


Intervenção

1. Avaliação Psicopedagógica/Psicológica

  • Decorrente da sinalização de alunos, através do preenchimento da respetiva ficha de sinalização, por parte dos docentes (preferencialmente), pais, outros agentes educativos ou Centro de Saúde;
  • Após realização da avaliação psicopedagógica/psicológica, o respetivo relatório é devolvido aos intervenientes em cada caso, bem como são efetuados os encaminhamentos para outros serviços, sempre que se justifique;
  • Em termos temporais, esta área é trabalhada ao longo de todo o ano letivo.

 

2. Orientação Educativa (alunos, pais, professores e funcionários)

  • Refere-se ao atendimento a alunos, pais/encarregados de educação, professores e outros funcionários, a pedido dos próprios ou de quaisquer agentes educativos, com o objetivo de discussão de estratégias de orientação educativa, mediação de conflitos e resolução de problemas;
  • Em termos temporais, esta área é desenvolvida durante todo o ano letivo.

 

3. Orientação Escolar e Profissional (OEP)

  • Tem como objetivo o apoio a alunos do 9º ano de escolaridade, pais/encarregados de educação e professores, no processo de exploração, avaliação e informação vocacional;
  • Em termos temporais, esta atividade decorre nos 2º e 3º períodos letivos.

 

4. Formação

  • Tendo em conta as necessidades formativas da comunidade educativa e respetivos Técnicos, o Sector de Psicologia dinamiza diversos momentos de formação.

 

5. Apoio à Investigação

  • Colaboração em trabalhos de investigação, a pedido de instituições do Ensino Superior, no âmbito da Psicologia, desde que a temática seja considerada pertinente para a comunidade educativa.

 

6. Outros projetos

  • Esta área inclui projetos de ação muito específicos e que surgem das necessidades concretas dos Agrupamentos de Escolas nos quais o sector desenvolve a sua intervenção.