Site Autárquico Silves

Dúvidas frequentes

  • Porque é que por vezes a água da torneira está branca?

    A cor branca deve-se à existência de ar dissolvido na água. Esta situação é pontual e passageira,  a água está própria para consumo. Pode deixar repousar a água por alguns minutos.

  • O que devo fazer em caso de fuga de água?


    - No caso de rotura visível ou fuga de água feche de imediato a torneira de segurança e, se não conseguir interromper a fuga de água, contacte o piquete através do número 964 013 526.
    - No caso de suspeitar que há perdas de água feche todas as torneiras da sua casa mantendo a torneira de segurança aberta. Se o ponteiro do contador se mover, é porque há perda de água através das torneiras, do autoclismo ou de rotura não visível.


     

  • Como posso aderir ao Débito Direto SEPA?

    A  adesão ao pagamento por débito direto é feita na Secção de Águas e Saneamento  ou através do envio por correio,  do formulário "autorização de débito direto SEPA", devidamente assinado, acompanhado da documentação constante aqui.

     

  • Como e onde é que posso pagar a minha fatura?

    O  Município de Silves tem vários canais através dos quais pode efetuar o pagamento da fatura. O mais simples e cómodo é o Débito Direto.

  • O que pode acontecer em caso de atraso no pagamento da fatura?

    Deve dirigir-se à Tesouraria do Município de Silves a fim de regularizar a sua situação. Em alternativa pode enviar cheque ou vale postal para o Município , não esquecendo incluir o seu CIL .
    O pagamento de uma fatura cujo prazo de pagamento foi ultrapassado implica o pagamento de juros de mora.

  • Como é faturado o consumo da água?

    O consumo de água é faturado com base na leitura do contador. A leitura do contador será efetuada periódicamente, no mínimo de 4 em 4 meses . Nos meses de intervalo o consumo é faturado por estimativa, caso o cliente não tenha fornecido a leitura real em tempo útil. Nos meses com leitura real é feito o acerto da estimativa anterior. A faturação é mensal.

     

  • Porque é que a leitura que comuniquei não foi considerada?


    1. A leitura poderá ter sido comunicada fora do prazo para o efeito indicado ao lado do gráfico do histórico de faturação.
    2. Quando existe uma leitura comunicada pelo utilizador e uma  leitura pelo leitor, a leitura que será considerada para efeitos de faturação é a do leitor, na data em que esta foi efetuada.

     

  • Com que periodicidade e quando devo comunicar a leitura do contador?

    A leitura deve ser comunicada dentro do prazo indicado na fatura  (ao lado do gráfico do histórico de faturação).

  • Vou mudar de casa, como é que rescindo o meu contrato?

    Para que o Município de Silves possa concretizar a rescisão do contrato é necessário que o leitor tenha acesso direto ao contador. Na impossibilidade de acesso ao contador do local de consumo, o titular do contrato continuará responsável pelos encargos entretanto decorrentes.
    Pode pedir a rescisão do seu contrato preenchendo o formulário "denúncia de contrato".

     

  • Quem pode celebrar ou dar baixa do contrato de fornecimento

    Podem celebrar ou dar baixa do contrato, proprietários, usufrutuários, arrendatários ou alguém por estes mandatado (procuração).

  • Como posso celebrar um contrato de águas com o Município de Silves?

    O contrato é formalizado no balcão da Secção de Águas e Saneamento desta edilidade, com a presença do cliente ou do seu representante legal devidamente documentado com procuração ou declaração, portador dos documentos solicitados aqui