Site Autárquico Silves

Limpeza Urbana

Os Serviços de Higiene e Limpeza (SHL)têm a seu cargo a manutenção da higiene urbana na freguesia de Silves e a gestão de resíduos urbanos (RU) em todo o concelho.

Os Serviços asseguram diariamente a limpeza das áreas urbanas da freguesia de Silves, removendo sujidade e resíduos, ervas assim como a desinfestação de baratas e ratos em escolas e espaços públicos contribuindo para que Silves seja um concelho mais limpo.

Parte desta actividade encontra-se delegada nas Juntas de Freguesia, através de acordos de execução de delegação de competências.

A limpeza pública compreende as actividades de varredura (manual e mecânica), operações de deservagem, lavagem, desinfecção e manutenção dos equipamentos de deposição de resíduos, lavagem de ruas, desinfestações e limpeza de sarjetas e sumidouros.

A limpeza pública inclui ainda a limpeza dos espelhos de água e das casas de banho públicas.

 

 

 

 

  • Outras operações de limpeza

    Surgem, com alguma frequência, lixeiras nas quais se acumulam todo o tipo de resíduos, sendo necessário proceder à sua remoção no mais curto espaço de tempo possível, de forma a diminuir os riscos ambientais e de saúde pública.

     Os Serviços de Higiene e Limpeza procedem à sua identificação, remoção e adequado encaminhamento para destino final.

     

     

     

     

  • Limpeza de sarjetas e sumidouros

    A limpeza das sarjetas é uma operação fundamental na limpeza urbana. As operações de limpeza de sarjetas efectuam-se periodicamente e consistem na remoção de resíduos e colocação de água nos sumidouros, devido ao surgimento de maus cheiros provocados pela evaporação da água que garante a sifonagem dos referidos sumidouros.

     

     

  • Controlo de pragas

    O Município de Silves promove periodicamente campanhas de controlo de pragas, nomeadamente de controlo de ratos, baratas e mosquitos. Estas campanhas têm como objectivo controlar o risco que as pragas constituem para a saúde pública e são efectuadas pelos serviços da Câmara Municipal de Silves.

    O controlo de pragas efectua-se na via pública em pontos críticos, condutas de águas pluviais e de saneamento, nas escolas e nas linhas de água.

  • Papeleiras

    As papeleiras destinam-se à deposição dos pequenos resíduos produzidos pelos transeuntes na via pública, bem como a deposição de dejectos caninos devidamente acondicionados.

    Uma quantidade razoável de papeleiras instaladas, contribui decisivamente para uma eficiência do serviço de varreduras, e evita que os munícipes coloquem os resíduos na via pública.

  • Manutenção de mobiliário urbano

    Os Serviços de Higiene e Limpeza procedem à colocação, reparação e/ou substituição de mobiliário urbano assegurando a adequada funcionalidade e estética dos diversos equipamentos existentes em todo o concelho.

    O Município disponibiliza a toda a população equipamentos de deposição de resíduos na via pública, nomeadamente as papeleiras.

     

  • Deservagem

    Este tipo de operação é executado manual e mecanicamente.  Consiste na remoção de ervas daninhas e toda a vegetação rasteira, sendo este serviço um complemento no apoio à limpeza urbana.

  • Mecânica

    Por mais completa que seja a varredura manual, apenas se conseguirão obter resultados de elevada eficiência, quando se introduz a varredura mecânica, já que só com aspiração é possível extraírem-se as areias e poeiras mais entranhadas, conferindo ao pavimento um aspecto mais higiénico.

    A varredura mecânica é efectuada por duas varredoras mecânicas, uma de baixa capacidade (2 m3) e outra de grande capacidade (6 m3) para fazer a limpeza nas principais ruas das seis freguesias do concelho. Este serviço é efectuado diariamente, em dias uteis.

  • Manual

    A Varredura Manual é uma actividade em que o cantoneiro de limpeza utiliza um kit de varredura manual (vassoura, pá e carrinho de varredura).

    Diariamente é realizada a varredura manual na freguesia de Silves.

  • Varredura

    A varredura, manual e mecânica, consiste no conjunto de operações necessárias à completa limpeza de arruamentos, faixas de rodagem, passeios, passagens pedonais, bem como à remoção dos resíduos das papeleiras.

    Para executar, com eficácia, todas as tarefas, a Câmara Municipal possui máquinas varredoras e vários funcionários afectos aos circuitos de varredura manual.