Percurso Histórico do Arquivo Municipal de Silves:
O Arquivo Municipal de Silves começou a tomar forma enquanto espaço próprio na década de setenta, quando se impôs a necessidade de se acomodarem, os documentos congestionados nos serviços, num compartimento específico do edifício da câmara.
No início dos anos 90, por necessidade de espaço, o arquivo das obras foi transferido para o edifício das ex-oficinas da EDP, fora dos Paços do Concelho, na Rua da Central, e posteriormente, em função da explosão documental, a maioria da produção documental, onde, ainda hoje, funciona a Secção de Arquivo.
Em 1994, se iniciou a organização, o tratamento documental e a conceção e implementação do manual de procedimentos arquivísticos dos serviços de arquivo.
Em 1998, a Câmara Municipal de Silves avançou para a candidatura ao PARAM (Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais), com vista à construção de um Arquivo Municipal conseguindo assim uma acomodação condigna do seu espólio histórico e, a aquisição de uma sala de leitura capaz de responder às necessidades de disponibilização de documentação solicitada pelo público.
A 3 de Setembro de 2005 foi inaugurado o edifício do Arquivo Histórico Municipal, na Rua Porta de Loulé, localizado na zona de proteção das muralhas da Almedina de Silves e do Poço Cisterna, nas proximidades do edifício Central da Câmara e da Secção de Arquivo. Neste edifício está o seu arquivo definitivo e de valor histórico disponível ao público, em geral. A extensão cultural é a parte que permite a extrapolação da imagem do Arquivo para o exterior, fazendo a ponte entre o público e o Arquivo.
Enquadramento Orgânico-Funcional:
Nos anos 80, o Arquivo Municipal surge como unidade orgânica junto do Expediente como Secção.
No final dos anos 90, o Arquivo autonomiza-se e aparece como Secção de Arquivo, continuando a ser dependente da Divisão Administrativa.
O Arquivo Municipal de Silves tem sob sua responsabilidade a preservação e recuperação de toda a documentação produzida e recebida pelos diversos órgãos e serviços no decurso da atividade autárquica.