Site Autárquico Silves

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

 

GUIA DA OFERTA DE ATIVIDADES 2015/2016

No âmbito do trabalho desenvolvido nos últimos anos, junto da comunidade juvenil nas Escolas e de forma a conhecermos as reais necessidades e interesses da Comunidade Escolar, no que toca à Edução não formal, apresentamos o Guia de Oferta de Atividades 2015/2016, que visa auxiliar as Escolas no com desenvolvimento de métodos de aprendizagem participativos, fora do sistema formal de ensino.
Depois de selecionadas as atividades/projetos/áreas de interesse o documento deverá ser remetido para o Setor através do email juventude@cm-silves.pt.

Nota: Todas as intervenções na área da saúde serão dinamizadas em parceria com a equipa de saúde escolar da UCC Rio Arade. 


FORMAÇÃO 

Promoção e desenvolvimento de formações de curta duração para a comunidade escolar e técnicos na área da juventude.


AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO 

Desenvolvimento de ciclos de sensibilização nas escolas de curta intervenção, com o intuito de prevenir comportamentos de risco/desviantes e sensibilizar, alertar e consciencializar os jovens.


DIAS TEMÁTICOS COM AS ESCOLAS 

Comemoração de datas de grande importância e de referência para a comunidade juvenil do concelho de Silves. Esta iniciativa assenta sob uma forte componente lúdico-pedagógica, fomentada através do contexto de educação não-formal e onde é amplamente valorizada a educação entre pares, o diálogo, as dinâmicas de grupo e a discussão das temáticas abordadas, dissipando eventuais dúvidas, que nesse âmbito os jovens possam ter.

Através da Comemoração de Dias Temáticas com as Escolas, esta autarquia pretende, acima de tudo, estabelecer um elo de ligação aos jovens, versando assinalar temáticas pertinentes, atuais e do seu maior interesse.


INTERVENÇÃO NAS ESCOLAS - PROJETO TRANS (FORMAR) 

Sessões de trabalho que integram um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas baseadas em técnicas de educação não-formal (expressão dramática, teatro do oprimido e dinâmicas de grupos) vocacionadas para abordar temáticas/problemáticas importantes para os adolescentes e jovens do Concelho de Silves e para trabalhar competências, referências e valores positivos junto desta faixa-etária.