O 23.º Festival da Caldeirada e do Mar será apresentado ao público no próximo dia 27 de maio, pelas 10h00, no mercado municipal de Armação de Pêra.
Para além das intervenções oficiais, a apresentação do evento conta, ainda, com a apresentação dos 18 restaurantes aderentes, aliando a esta vertente animação musical com o grupo “Os 5 elementos” e uma mostra de barcos produzidos manualmente por Casimiro Prudêncio.
Breve contextualização:
Casimiro Prudêncio (05.01.1934-26.05.2019), natural de Armação de Pêra, aprendeu em criança, juntamente com o seu irmão António Prudêncio, a arte de talhar barcos em cortiça com o pai, durante a época da armação do atum na Ilha de Faro.
Esta arte era praticada nos tempos livres e nos dias de vendaval, em que não era possível sair para o mar.
Em adultos, os dois irmãos seguiram os passos do pai e mantiveram a tradição da pesca em Armação de Pêra e da construção dos barcos, durante os seus tempos livres. Foram, assim, aperfeiçoando a sua arte, passando, também, a utilizar a madeira em vez da cortiça.
Estas peças são verdadeiras réplicas dos barcos originais de pesca, quer ao nível da sua estrutura quer das cores utilizadas, como é o caso das traineiras (barco de pesca da sardinha).
Os barcos em exposição pertencem, atualmente, à Junta de Freguesia de Armação de Pêra.