Site Autárquico Silves

ORU do Algoz

A Câmara Municipal de Silves, na sequência da aprovação da ARU do Algoz, aprovou, na sua sessão de 22 de novembro de 2021, a proposta de Operação de Reabilitação Urbana do Algoz que, operacionalizando as medidas e ações previstas na ARU do Algoz, integra, de entre outros benefícios e apoios, o Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e o Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE) no Algoz.

A referida proposta foi entretanto submetida à apreciação da Assembleia Municipal de Silves que na sua sessão de 28 de fevereiro de 2022 a aprovou.

É neste quadro que foi publicado o Aviso n.º 6225/2022, de 24 de março, que publicita a aprovação da ORU do Algoz e dos regulamentos dos programas de apoio PAHAB e PADSE. Disponibiliza-se assim a versão final e eficaz da Operação de Reabilitação Urbana do Algoz.

Em síntese, as operações urbanísticas de reabilitação urbana localizadas na ARU podem beneficiar dos seguintes benefícios fiscais:

 Os apoios e benefícios fiscais podem ser solicitados por via dos seguintes formulários:

Direito de Preferência

A delimitação da ARU do Algoz determina ainda que a entidade gestora, no caso, o Município de Silves, tem preferência nas transmissões a título oneroso, entre particulares, de terrenos, edifícios ou fracções situados na ARU, pelo que o proprietário poderá solicitar a emissão de declaração de exercício de direito de preferência sobre o terreno, edifício ou fração, utilizando para o efeito este formulário.

Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB)

Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE)