Site Autárquico Silves

Troféu Espírito Desportivo - TED

O projeto “Troféu Espírito Desportivo” destina-se a todos/as os/as alunos/as que frequentam as Escolas E.B. 2,3 do Concelho de Silves. O seu objetivo é promover a prática desportiva, não só em regime de recreação/ treino, mas também de competição, fazendo corresponder essa prática a princípios de elevado valor educativo e de defesa da Ética e do Espírito Desportivo. O projeto tem na sua génese 8 mandamentos:

  1. Cumprimento das regras do jogo
  2. Respeito pelo adversário
  3. Respeito pelos critérios e decisões do/a árbitro/a/juiz/a
  4. Respeito pelo companheiro
  5. Respeito pelo público presente na competição
  6. Utilização de linguagem adequada
  7. Utilização de equipamento adequado
  8. Atitude positiva face à atividade

Mandamentos » aqui

O Troféu Espírito Desportivo realiza-se em duas fases:


1ª Fase – Inter-Turmas, com o apuramento das turmas vencedoras por ano de escolaridade na respetiva modalidade desportiva:

  • 5.º ano – Futebol;
  • 6.º ano – Andebol;
  • 7.º ano – Basquetebol;
  • 8.º ano – Corfebol;
  • 9.º ano – Voleibol

 

2ª Fase – “Festa do Desporto” (Inter-Escolas) que corresponde à final concelhia, com as turmas vencedoras de cada escola E.B. 2,3 do concelho de Silves, onde são apuradas as melhores equipas e atribuídas distinções aos/às alunos/as que demonstraram ao longo do ano o verdadeiro Espírito Desportivo.

 

Documento Orientador » aqui

 

Os objetivos e os valores subjacentes ao projeto evidenciam muito das qualidades do desporto a nível pedagógico e social, neste sentido, este projeto possuí uma distinção de entidades nacionais de referência:

  • Medida do Ano 2019 (Certificação) – Município Amigo do Desporto (Cidade Social) » aqui

 

Neste sentido, as Escolas participantes no projeto Troféu Espírito Desportivo, deverão continuar a fomentar as boas práticas desenvolvidas no âmbito da ética desportiva, e assim, cada uma das escolas organizará paralelamente, no decorrer do ano letivo, uma ação que vise a promoção dos valores éticos através do desporto.

 

Mais informações:

Cidade Social » aqui