Site Autárquico Silves

Centro de Interpretação do Património Islâmico de Silves

 

Integrado no Projeto da Acão Piloto Portugal/Espanha/ Marrocos foi inaugurado em Silves a 7 de maio de 2002 o Centro de Interpretação do Património Islâmico.

O Centro de Interpretação divide-se em três áreas representativas da influência islâmica nesta região. A primeira área refere-se ao Património de Arquitetura em TERRA. Essa valorização do material terra é ilustrada através da inclusão de estruturas de adobes e belas imagens da atividade de construção em terra crua. Segue-se o elemento ÁGUA, de grande importância para cultura árabe, explorando a sua utilidade em várias vertentes como na irrigação de pomares e hortas. Esta cultura deixou, igualmente, um pouco por todo o concelho, um legado relacionado com a construção de noras, azenhas e cisternas constituídas por engenhosos sistemas de captação e aprovisionamento de águas. A última área é dedicada à POESIA, aqui podemos apreciar alguns dos poemas escritos por Al-Mutamid e Ibn Ammâr, encontrando-se um excerto do célebre poema “Evocação a Silves”, pelo rei poeta Al-Mutamid.

Neste local provavelmente se localizariam os banhos públicos árabes ou “hamman”, normalmente situados perto das mesquitas ou da entrada da Medina, e eram compostos por sala de estar, sala fria, sala tépida, sala quente e fornalha.


O Centro de Interpretação do Património Islâmico funciona atualmente como posto de turismo municipal, sendo um excelente local para começar a sua visita pelo centro histórico da cidade. Aqui poderá obter todas as informações necessárias para a sua visita e usufruir do serviço de áudio-guias que lhe indicará o melhor percurso para uma visita completa e interessante pela cidade.

Contactos:
Largo do Município
8300-117 Silves
Telefone: 282 440 800 (ext. 2709)

Horário:
Praça do Município
8300-117 Silves
De 2ª a 6ª feira
Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Entrada gratuita

Georreferenciação: 
Latitude: 37º11’19.27’’N | Longitude: 8º26’23.55’’W