Site Autárquico Silves

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES, APA E CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ALBUFEIRA E SILVES PROMOVEM SEMINÁRIO NO “DIA NACIONAL DA ÁGUA”

01/10/2015

Um seminário intitulado “Dia Nacional da Água – Corredores ecológicos: pessoas e ecossistemas” terá lugar no próximo dia 1 de outubro, na Biblioteca Municipal de Silves, entre as 09h00 e as 18h00 e juntará responsáveis políticos e especialistas de diversos organismos, na discussão de formas de preservar os recursos naturais da região. Esta iniciativa é uma organização da Agência Portuguesa do Ambiente IP – ARH do Algarve (APA-ARH) em parceria com a Câmara Municipal de Silves (CMS) e o Centro de Formação de Professores de Albufeira e Silves, que conta, ainda, com o apoio do Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e das Águas do Algarve. É media partner do evento o jornal Terra Ruiva.

A iniciativa, dinamizada pelos Sectores de Educação e Ambiente da CMS, insere-se no Projeto Educativo Local, que procura promover ações de defesa das condições existenciais que garantem a dignidade humana e o bem comum. Integra o pilar “Ambiente” (água, recursos hídricos, resíduos e florestas), revelando preocupações amplas da autarquia, no sentido de se preservar os recursos naturais e de se estimular uma consciencialização dos munícipes para as questões da educação ambiental. E, em particular, de motivar e fornecer estratégias aos estabelecimentos de ensino, no sentido de participarem ativamente neste esforço.

A sessão de abertura do evento, prevista para as 09h30, contará com a presença de Rosa Palma (Presidente da CMS), bem como de Valentina Coelho Calixto (Diretora do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve do ICNF) e de Sebastião Braz Teixeira (Diretor da Administração Regional Hidrográfica do Algarve APA-ARH).

O primeiro painel de temas terá como tema central os “Corredores Ecológicos – principais desafios na conetividade dos ecossistemas”, sendo moderado por Paula Noronha, da APA-ARH. Terá como oradores Henrique Cabeleira (Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Algarve), que abordará o tema “Corredores Ecológicos do Algarve no contexto da ERVAA” e um representante do ICNF, que dará conta de algumas boas práticas no que concerne à “Conetividade dos ecossistemas”.

Ainda durante a manhã falará Marta Duarte, das Águas do Algarve S.A., que abordará na sua comunicação os “Ecossistemas ribeirinhos, património ictiofaunístico e o ciclo urbano da água”. Pedro Teiga (Engenho e Rio) encerrá os trabalhos antes do almoço, analisando a “Reabilitação de rios urbanos para corredores ecológicos de ictiofauna”.

Os trabalhos recomeçam às 14h30, centralizando-se o debate na “Gestão Participada dos Corredores Ecológicos”, estando a moderação do segundo painel a cargo de Pedro Coelho (CMS).

Os “Desafios na Conservação e Valorização da Rede Hidrográfica” são o tema proposto pelo primeiro orador, Paulo Cruz (APA-ARH). Seguir-se-á um representante das Águas e Parque Biológico de Gaia, EEM, que falará sobre a “Requalificação das ribeiras de Gaia”. Antes da pausa da tarde haverá, ainda, tempo para escutar Marisa Viriato (Águas do Algarve S.A.), que dará conta do que foi feito relativamente à “Requalificação de Galerias Ribeirinhas – Projeto da Ribeira de Odelouca”.

Os últimos oradores deste Seminário serão Manuela Oliveira (Coordenadora nacional – Associação Portuguesa de Educação Ambiental), que explanará o “Projeto Rios – Une pessoas e rios” e Paula Vaz (APA-ARH), que apresentará o projeto “Voluntariado Ambiental para a Água em Silves”. 

Os trabalhos encerrarão às 17h00, com um debate, estando prevista a presença de Mário José Godinho (Vice-Presidente da CMS), Paulo Cruz (Chefe de Divisão da APA-ARH), um representante do ICNF e outro das Águas do Algarve S.A..

Este seminário é parte integrante da ação de formação sobre ecossistemas ribeirinhos que se encontra em fase de acreditação como curso de formação contínua de Professores, pelo CCPFC, com a duração de 15h, a que correspondem 0,6 créditos, que relevam para efeitos de progressão em carreira de professores do Ensino Básico e Secundário.

O seminário é aberto a todos os que desejarem participar, devendo as inscrições (que não têm custos nem data limite) ser enviadas para o Sector de Educação da CMS.


+ informação e inscrições: Sector de Educação (CMS) | 282 440 800 (ext. 2620) |educacao@cm-silves.pt