Site Autárquico Silves

Feira Medieval de Silves

 

A FEIRA MEDIEVAL DE SILVES realiza-se habitualmente na primeira quinzena de agosto, enchendo o centro histórico desta cidade algarvia de visitantes e de animação. Durante dez dias é recriada a histórica do período medieval da antiga capital do Reino do Algarve/ Al-Gharb.

Desde que entram na cidade e, depois no espaço da feira, até à hora de regressarem às suas casas, todos são convidados a viver aventuras únicas, experiências memoráveis que os farão regressar a outras épocas, aos tempos áureos da cidade.

Elementos como a dança, a música e a poesia são fundamentais neste evento, dando nota da diversidade das artes no quotidiano árabe medieval e revelando uma cidade vibrante no que à cultura e às artes diz respeito.

Dois torneios a cavalo por dia, animação exclusiva no Castelo de Silves, manjares medievais, dança e animação, uma moeda própria, um espaço infantil e uma proposta diferenciada de viver o evento – as Experiências medievais - levam os visitantes numa verdadeira viagem no tempo, onde é possível ter uma visão do que a cidade terá sido outrora e da sua importância incontornável na história da região. 

A azáfama nas ruas do centro histórico é constante, respirando-se uma atmosfera com características particulares, num ambiente e cenário únicos, constituídos pelo traçado peculiar do tecido urbano e pela imponência dos seus monumentos, muitos deles visitáveis durante a Feira Medieval.

Mais de duzentos expositores e tabernas (artesãos, mercadores, místicos, tabernas, doçaria, bebidas e kebab), grupos de diferentes áreas (teatralização, torneio de armas a cavalo, música, dança, animação de rua, cenografia, recriação histórica, falcoaria, grupos de armas) enchem de música e de cheiros as ruas do perímetro do evento.

Os cuidados e regras mais apertados no sentido de proceder à separação de resíduos para posterior reciclagem fazem deste um “ecoevento”, no qual a reciclagem é uma preocupação e onde se procura cativar os munícipes para as boas práticas. Também o envolvimento das coletividades do concelho, não apenas na dinamização de espaços de exposição e/ou tabernas, mas também nos diversos serviços que a própria feira envolve, já que os roupeiros, o fornecimento de bebidas e a gestão do xilb (moeda da feira) é uma das caraterísticas da Feira Medieval de Silves.

A Câmara Municipal de Silves, organizadora do evento, mantém a aposta neste evento de referência nacional, que promete continuar a ser uma das mais aliciantes propostas de animação da região e que tem mantido um crescimento ao nível de visitantes, tendo nas últimas edições registado um número superior a 150 mil pessoas.

 

Saiba tudo sobre a edição de 2016 aqui