Site Autárquico Silves

Fotógrafo

FEIRA MEDIEVAL DE SILVES VOLTA A CONTAR COM ANDRÉ BOTO, FOTÓGRAFO INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO

A imagem da XVII Feira Medieval de Silves foi, mais uma vez, criada pelo fotógrafo André Boto, procurando retratar um dia do quotidiano da Xilb islâmica numa das sextas-feiras do ano de 1147.

 

Os ofícios, retratados pelo oleiro e ferreiro; os músicos que acabaram de sair do Hamman; os vendedores de cerâmica e os clientes que passam são alguns dos momentos retratados, nesta tarde em que, nem o sol, impede aqueles de, após as suas abluções, subirem ao minarete, onde o velho Al-Muezzin se prepara para fazer o chamamento; são as cenas retratadas pelo fotógrafo, natural de Silves. O seu currículo inclui inúmeras conquistas entre as quais, o 1.º lugar da Golden Camera, na categoria de "illustrative/Fine Art" no concurso "Fotógrafo Europeu do Ano 2022", pela FEP – Federation of European Professional Photographers, Itália; o prémio "Best of Nations – Portugal" na World Photohraphy Cup 2022, Itália; o Grande Prémio no International Environmental Photography Contest 2022, E.U.A. e vencedor das categorias de Publicidade e Still Life, nos FIIPA 2022, Itália; todas elas no decurso deste ano.

 

O contraste da luz do sol, com os ambientes dos ofícios e as cores do mercado e das vestes de quem vai para a oração, dão vida a uma viagem no tempo, convidando o espetador a viver um dia na História na madinat Xilb, tendo pano de fundo o seu castelo.