Site Autárquico Silves

Marca d'Água

Na procura de uma identidade única da Feira Medieval de Silves, foi criada a marca d’água do evento, a partir da composição de dois elementos gráficos inspirados em dois achados arqueológicos efetuados no concelho de Silves: um fragmento de estuque e um motivo fitomórfico que ornamenta a parte superior de um candil de disco impresso.

 

Importa referir que o fragmento de estuque, produzido em massa de cal e areia mostrando motivos vegetalistas e geométricos e vestígios de pintura de cor ocre, revestiu as paredes de um dos salões de habitação palatina escavada no interior da alcáçova de Silves, por certo residência de um alto dignatário do governo da cidade no final do domínio almóada (1ªmetade do século XIII). Já o motivo fitomórfico, produzido a molde, que ornamenta a parte superior de um candil de disco impresso (utensílio de iluminação), é uma peça de cerâmica, revestida a vidrado de cor verde; encontrada no interior de um dos palácios existentes dentro da alcáçova de Silves, tendo servido para iluminar aquele espaço na 2.ª metade do século XII.

 

A composição gráfica destes dois elementos simboliza a forte influência Mourisca e Cristã, que Silves teve no seu passado histórico e que esteve sempre presente nas recriações históricas que fazem parte da animação da Feira Medieval de Silves.

 

Pretende-se, desta forma, que este elemento gráfico seja unificador de todas as imagens gráficas da Feira Medieval de Silves, passando a ter presença obrigatória nos suportes gráficos e merchandising da mesma, a par do logotipo da autarquia de Silves. 

 

Multimédia0