Site Autárquico Silves

Protocolos

ASSOCIAÇÃO VITA NATIVA - Alojamento Local para Aves

O Município de Silves celebrou um protocolo com a Associação Vita Nativa , no âmbito do projecto Alojamento Local para Aves, com o objectivo de promover a biodiversidade da Avifauna.

Atendendo a que o projecto visa também envolver a comunidade escolar, foram colocadas caixas ninho em árvores dentro dos recintos escolares.

Mais informações sobre o projecto poderão ser consultadas no site da Associação Vita Nativa http://vitanativa.org/alojamento-local-para-aves/

 

MOVIMENTO MUNICÍPIOS PELA PAZ

Em 2018, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Silves, foi assinado um protocolo entre o Município de Silves e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC).

Este protocolo oficializou a continuação de um trabalho iniciado em 2015, o qual permitiu a realização de diversas ações de sensibilização, junto da comunidade educativa, sobre temáticas de educação para a cidadania, cujo balanço se revelou extremamente positivo. Pretende-se, desta forma, potenciar o exercício de uma cidadania informada e consciente, nomeadamente em matérias relacionadas com o respeito pelos Direitos do Homem e pelas suas liberdades fundamentais, a eliminação de todas as formas de discriminação, a defesa da soberania e independência dos povos e o reforço do movimento de defesa e promoção da Paz.

O CPPC é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1976, e que tem como principal objetivo contribuir para a defesa da paz, da segurança e da cooperação internacionais, bem como para a amizade e solidariedade entre povos, de harmonia com o espírito da Carta das Nações Unidas, por quem foi condecorado como “Mensageiro da Paz”

 

PROJETO MILAGE

O Município de Silves renovou o protocolo de colaboração com a Universidade do Algarve, com o objetivo de implementar nos Agrupamentos de Escolas Silves e Silves Sul o “Plano de inovação e promoção do sucesso escolar com as salas APRENDER+© Matemática”. Este plano integra o projeto MILAGE APRENDER +, uma app concebida para dispositivos móveis que permite aos alunos acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula.

A implementação deste projeto permitirá aos alunos estudar num ambiente lúdico, onde são contemplados diferentes níveis de dificuldade de exercícios, possibilitando, assim, o apoio a alunos com maior dificuldade de aprendizagem e incluir também alunos que estejam num nível mais avançado. A plataforma contempla, ainda, vídeos educacionais para a promoção de diferentes estilos de aprendizagem e para um processo centrado no aluno, possibilitando a resolução dos exercícios passo a passo.

 

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA

O Município de Silves celebrou um protocolo com a Direção Geral de Educação para implementação do Programa de Educação Estética e Artística no concelho de Silves. Este programa contempla a realização de Residências Artísticas em diversas áreas, nomeadamente teatro, música e dança, com artistas conceituados, bem como formação em contexto de sala de aula.

No ano lectivo 2021/2022, decorreu no Agrupamento de Escolas de Silves, uma Residência Artística de Música com a artista-pedagoga Margarida Mestre, que integra a equipa de formadores externos do PEEA, inspirada no conto “Chuva de Nuteixo” que consistiu numa ação educativa, em contexto de sala de aula, em articulação com os projetos desenvolvidos pelas turmas sobre o património geológico de Silves, no âmbito do aspirante a Geoparque Algarvensis, com a apresentação de um trabalho performático final à comunidade.