Site Autárquico Silves

Pólos de Educação ao Longo da Vida

 

Os Polos de Educação são um projeto que assenta essencialmente na educação/formação contínua forma do sistema formal, e que se centra sobretudo em atividades de caráter cognitivo e lúdico, as quais reforçam e consolidam os conhecimentos adquiridos ao longo da vida dos participantes. 

Com o objetivo primordial de facilitar o desenvolvimento pessoal e social, as atividades pretendem estimular os indivíduos a refletir, a questionar e a relacionar os acontecimentos através de uma articulação entre o saber e o saber fazer.

Masterchef Sénior - Concurso de receitas gastronómicas onde os participantes apresentaram uma receita, as quais foram avaliadas por um júri. Compilação de todas as receitas gastronómicas para posterior lançamento de um livro.

Bem.me.quero - Os participantes foram maquilhados e penteados por profissionais e realizaram-se sessões fotográficas e desfiles de moda. Pretende-se promover sessões temáticas de bem-estar e autoestima, e a dinamização de workshops (prática de massagens e yoga).

Participação na IV Mostra da Laranja - todos os grupos de cantares dos Polos de Educação são desafiados a criarem uma letra original alusiva ao tema “Laranja/concelho de Silves” para apresentarem na “IV Mostra Silves Capital da Laranja”.

Malha O’ Mania 

• Natal em Tricô - Criação de Árvores de Natal gigantes em croché, 

• Mimos d’avós - confeção de pequenos presentes para criação de Kits para oferecer aos bebés nascidos no concelho de Silves.

Conta-me como foi... - Dinamização de tertúlias entre os seniores e crianças sobre temas específicos.

Ciclos/sessões de Leitura - realização de diferentes formatos de leituras, que estimulem a literacia nos participantes.

Workshops diversos (Dicas D’Net, Fotografia, Pintura e Costura) - promoção de várias atividades que desenvolvam o conhecimento e a criatividade dos participantes.

Sessões informativas - abordagem de temas diversos com o intuito de informar/esclarecer os participantes.

Grupos de Teatro Seniores - Dinamização de práticas teatrais que permitam desenvolver as capacidades cognitivas e de expressão corporal dos participantes.

Grupos de Cantares - Interpretação de cantares originais e tradicionais que permitam desenvolver as aptidões de expressão vocal/musical dos participantes.

Exposições Temáticas - Preservação do património imaterial existente através da recolha e divulgação de fotografias e materiais alusivos ao tema.

Participação em Campanhas Solidárias e atividades da comunidade - Incutir hábitos de solidariedade, envolvendo os grupos em campanhas nacionais e locais que revertem a favor de várias entidades, como Liga Portuguesa Contra o Cancro, Banco Alimentar, Bombeiros Voluntários, entre outras.

 

Os Pólos de Educação ao Longo da Vida estão situados nas seguintes localidades:

» Pólo de Silves – Rua Serpa Pinto, n.º39;

» Pólo de São Marcos da Serra – Rua do Castelo;

» Pólo de São Bartolomeu de Messines – Largo da Igreja;

» Pólo de Tunes – Largo dos Amendoais (antigas instalações do Centro de Saúde);

» Pólo da Pêra – Rua da Escola, Antiga E.B.1 de Pera;

» Pólo de Armação de Pêra - Rua Dr. José António dos Santos, Lt. 25, r/c.

» Extensão do Pólo de São Marcos da Serra – Azilheira, Antiga E.B.1 da Azilheira;

» Pólo da Cumeada – Antiga E.B.1 da Cumeada;

Contato: 282440800, Ext. 2620 / e-mail - polos.educacao@cm-silves.pt