Site Autárquico Silves

A Quinta de Mata-Mouros

A Quinta de Mata-Mouros localiza-se na freguesia de Silves, mais precisamente na margem esquerda do rio Arade. Com 120 hectares, nela são cultivados há vários séculos diversos frutos típicos da região, entre os quais a uva.

Esta quinta deve o seu nome à abundância de vegetação e de nascentes de água doce, bem como ao facto de, noutros tempos, ter sido porto de chegada dos navegadores mouros. Após a reconquista cristã, entre os sécs. XIII e XV, ali foi construído o convento de Nª Sr.ª do Paraíso, que ainda conserva a sua estrutura principal.

Atualmente produzem-se ali 12 hectares de vinha, com 10 de castas tintas (Aragonez, Touriga-Nacional, Sousão e Cabernet-Sauvignon) e duas de castas brancas (Arinto e Alvarinho). Desde janeiro de 2012 o projecto “Convento do Paraíso”, uma parceria entre a família Pereira Coutinho (proprietária da Mata-Mouros) e a família Soares, permite a produção de várias gamas de vinhos. A viticultura (Manuel Letras e Rui Venâncio) e a enologia (Luís Duarte, Nuno Gonzalez e Renato Neves) são orientadas pela Herdade da Malhadinha Nova e a comercialização e promoção são asseguradas pela Garrafeira Soares.

Site: www.garrafeirasoares.pt

Quinta de Mata Mouros, Silves 8300-191
964 430 506
Localização: