Site Autárquico Silves

Projeto da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário da Baía de Armação de Pêra

Acreditando que é possível existir uma utilização sustentável do mar a par com a preservação e proteção dos seus valores naturais, e reconhecendo a excelência do ecossistema da Baía de Armação de Pêra, o Município de Silves, a Junta de Freguesia de Armação de Pêra, a Associação de Pescadores de Armação de Pêra, a Universidade do Algarve, através do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), e a Fundação Oceano Azul constituíram-se como promotores e dinamizadores da criação de uma Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário.

Esta baía beneficia de condições particulares e do maior recife rochoso costeiro de Portugal. No entanto, este recife encontra-se impactado por diversas actividades humanas, que podem colocar em risco a conservação deste importante ecossistema.

Unidas pelo interesse e vontade comuns em proteger a extrema riqueza deste recife, estas entidades pretendem alcançar uma utilização sustentável, promovendo a pesca local e o turismo de natureza sustentáveis, a par com a sua preservação e a proteção dos seus valores naturais, biodiversidade e serviços (capital natural azul).

Para saber mais sobre o recife rochoso da Baía de Armação de Pêra e sobre o processo participativo para a criação de uma Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário, consulte os seguintes documentos desta página.

 

Multimédia0