A atual igreja de Alcantarilha, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, terá sido construída nos inícios do século XVI, a julgar pela configuração tardo-gótica que a capela-mor apresenta. A primeira referência documental, conhecida, sobre aquele aglomerado urbano, data de 1490, aludindo a factos ali ocorridos em 1468, pelo que é provável que já ali existisse um outro templo.
O corpo da igreja é composto por três naves, delimitadas por quatro tramos de colunas encimadas por capitéis oitavados. O formulário manuelino está patente na abóbada artesoada de três chaves, bem como no arco triunfal de volta perfeita decorado com arquivolta torsa, que a antecede.
Em 1758 tinha 8 altares, a capela-mor, onde se encontrava o Santíssimo Sacramento e o orago, o altar do Espírito Santo, de Nossa Senhora do Rosário, o Senhor Jesus, Santa Luzia, Santo António, São Pedro e Almas. Uma intervenção no final daquele século reduziu os altares para 5, com a supressão de Santa Luzia, no lado do Evangelho e de Nossa Senhora do Rosário e das Almas, no lado da Epístola. Já no século XIX foi erguido o altar do Santíssimo Sacramento, o qual ostenta um retábulo, revivalista, da mesma época. Por sua vez, o retábulo-mor é de formulário rococó e foi contratado a Manuel Francisco Xavier e a António Ferreira de Araújo, em 1769.
Não obstante, o sismo de 1755 não ter provocado danos em Alcantarilha, tal não impediu que a fachada da igreja fosse remodelada durante o bispado de D. Francisco Gomes de Avelar. Presumivelmente obra do arquiteto Francesco Saverio Fabri (também responsável pela construção do palácio da Ajuda, em Lisboa), a frontaria, exibe uma linguagem neoclássica, tripartida, é marcada pelo corpo central, onde se rasga um enorme janelão semicircular, rematado por frontão com urnas e acompanhado por aletas e pirâmides. Apresenta analogias com a igreja de Santa Maria de Tavira. Na lateral direita, evidencia-se a notável torre sineira, quadrangular, bem como a Capela dos Ossos, ambas de formulário barroco.
Quanto à imaginária destaque para o Senhor Crucificado do século XVI e Santa Ana do século XVII.
O templo foi intervencionado pela DGSU (Direcção-Geral dos Serviços de urbanização) e pela DGEMN, na década de 1970.
Iglesia Parroquial AlcantarilhaMonumento de Interés PúblicoDesde 1970
Dedicada a Nuestra Señora de la Concepción fue construida a principios del siglo XVI. La forma manuelina es evidente en la capilla mayor, con la bóveda artesonada de tres claves, y que se abre por el arco del triunfo de vuelta perfecta decorado con arquivolta torsa. El cuerpo de la iglesia está compuesto de tres naves, delimitadas por cuatro tramos de columnas encimadas por capiteles ochavados. El retablo mayor, de autoría de Manuel Francisco Xavier, fue contratado en 1769 y respetó la forma rococó.
La fachada, remodelada durante el obispado de D. Francisco Gomes de Avelar, presumiblemente obra del arquitecto Francisco Xavier Fabri, exhibe un lenguaje neoclásico. Tripartito, está marcado por el cuerpo central, donde rompe un gran ventanal semicircular, coronado por un frontón con urnas y acompañado por aletas y pirámides. Presenta analogías con la iglesia de Santa Maria de Tavira.
En el lateral derecho, se evidencia el notable campanario, cuadrangular, así como la Capilla de los Huesos, ambas de forma barroca.
El templo fue intervenido por la DGEMN, en 1971.
Parish Church of AlcantarilhaMonument of Public InterestSince 1970
Dedicated to Our Lady of Conception, it would have been built around the beginning of the sixteenth century. The Manueline style is visible in the main chapel, with a three-key coiled vault, which opens through a round triumphal arch decorated with a twisted archivolt. The church body is comprised of three naves, delimited by four stretches of columns surmounted by octagonal capitals. The main altarpiece, the work of Manuel Francisco Xavier, was ordered in 1769 and was created in the rococo style.
The façade, refurbished during the Diocese of D. Francisco Gomes de Avelar, and likely to have been the work of architect Francisco Xavier Fabri, portrays a neoclassic line. Tripartite, it is marked by a central body, where a huge semi-circular window was carved out, topped by a pediment with urns, accompanied by wings and pyramids. It is similar to the Church of St. Mary in Tavira.
On the right side, one can see the square bell tower, as well as the Capela dos Ossos [Chapel of Bones], both in a baroque style.
The church underwent refurbishment, by the DGEMN, in 1971.
Église paroissiale AlcantarilhaMonument d'intérêt publicDepuis 1970
Dédiée à Notre-Dame de la Conception, elle a été construite au début du XVIe siècle. Le style manuélin est évident dans la chapelle principale, avec une voûte décorée de trois clés et qui s'ouvre par un arc triomphant en plein cintre décoré d'une archivolte torsadée. Le corps de l'église est composé de trois nefs, délimitées par quatre tronçons de colonnes surmontées de chapiteaux octogonaux. Le grand retable, dont l'auteur est Manuel Francisco Xavier, a été construit en 1769 et respecte le style rococo.
La façade, rénovée pendant l'évêché de D. Francisco Gomes de Avelar, probablement un ouvrage de l'architecte Francisco Xavier Fabri, affiche un langage néoclassique. Avec une division tripartite, elle est marquée par le corps central où s'ouvre une énorme fenêtre semi-circulaire, revêtue d'un fronton avec des ailerons et des pyramides. Elle présente des analogies avec l'église de Santa Maria de Tavira.
Sur la partie latérale droite, le notable clocher carrée est mis en évidence ainsi que la Chapelle des os (« Capela dos Ossos ») tous deux de style baroque.
Le temple a fait l'objet de travaux sur ordre de la DGEMN, en 1971.