Site Autárquico Silves

APRESENTAÇÃO DO PROJETO “ROTA DA LARANJA”

A criação de uma “Rota da Laranja” será apresentada no próximo dia 16 de fevereiro, na sessão de abertura da II Mostra Silves Capital da Laranja, contando com a presença de Vitor Neto, presidente da direção do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve.

O Empresário e Gestor, Presidente do Grupo Empresarial «Teófilo Fontainhas Neto» sediado em SB Messines, Presidente da Comissão Organizadora da Bolsa de Turismo de Lisboa e Secretario de Estado do Turismo nos XIII e XIV Governos Constitucionais entre novembro de 1997 e abril de 2002, autor do livro sobre Turismo «Portugal/Turismo-Relatório Urgente», abordará a importância de criar produtos deste tipo, quer para a dinamização do turismo, quer para a promoção territorial do concelho.

A Rota da Laranja, projeto que está a ser preparado e criado pelo Município de Silves, tem como objetivos criar um importante e estrutural produto turístico, resistente à típica sazonalidade da procura turística que a região conhece. Este será um produto complementar da marca Silves Capital da Laranja e procurará promover e valorizar a citricultura, desde a sua produção, à sua transformação e consumo, envolvendo as atividades paralelas, como a restauração e hotelaria, contribuindo para o desenvolvimento do município, através da proposta de usufruto de uma oferta turística sustentável.

Iniciando na produção em viveiro, passando pelos belos pomares e pela produção de sumo, sem deixar de apreciar o património, que embeleza e enriquece os trajetos, degustando os pratos ricos da nossa gastronomia para finalmente repousar numa das ofertas de alojamento espalhadas pelo concelho, a experiência Rota da Laranja levará o turista ao mundo rural, comprovando que Silves é a Capital da Laranja. Pretende-se criar uma dinâmica em rede que estimule a atividade económica do concelho e coloque Silves na rota dos turistas para lá dos locais já tipicamente visitados. O reconhecimento da elevada qualidade da Laranja de Silves, aliado às condições que os produtores detêm para acolhimento da procura turística, serão potenciados com a criação desta rota. 

A Rota da Laranja colocará à disposição do turista sugestões de diferentes percursos de acordo com os gostos, meios de deslocação e mobilidade de cada um, assim como experiências com tempos de duração diferentes (uma manhã/tarde; um dia ou fim de semana), permitindo a descoberta e a aprendizagem num encontro com a história e as histórias e saberes populares. O turista poderá, após a conclusão do projeto, usufruir de uma forma autónoma de uma oferta turística agregada, abrangente de grande parte do território do concelho e focada num importante elemento identitário – a Laranja.

O projeto será apresentado publicamente na II Mostra Silves Capital da Laranja  e serão convidados a integrar este projeto os diferentes agentes ligados à produção, transformação, consumo, restauração e alojamento que apresentem serviços tendo como foco o produto Laranja.