Site Autárquico Silves

Sé Catedral de Silves

É o templo “mais notável da arquitectura gótica do Algarve”, provavelmente mandado erguer nos finais do século XIII, após a conquista definitiva da cidade por D. Paio Peres Correia. Construída em arenito vermelho (Grés de Silves), apresenta um estilo Gótico, deturpado pelas sucessivas reconstruções e restauros a que foi votado, sendo de referir o pórtico ogival. Apresenta uma planta em cruz latina, formada pela abside e pelo transepto, e é constituída por três naves.

Ao longo da sua história sofreu vários desmoronamentos, consequência de terramotos, como o de meados do séc. XIV, tendo sido reconstruído no reinado de D. Manuel. O abalo de 1755 destruiu-o quase totalmente, conforme vem noticiado nas publicações da época. Testemunho da reconstrução então efectuada é a Porta do Sol, em estilo barroco, que ostenta na parte superior a data de 1781.

No chão da abside podemos observar o túmulo de D. João II que aqui foi sepultado em 1495, sendo, posteriormente, os seus restos mortais trasladados para o Mosteiro da Batalha. Podemos igualmente admirar vários sarcófagos de personalidades ligadas à história de Silves, como os de João do Rego e de Gastão da Ilha.

O edifício foi alvo, no ano de 2010, de um programa de restauro.

Classificação

Monumento Nacional

30 horas
R. da Sé, 8300-140 Silves
282 442 472
Localização: