Site Autárquico Silves

LOGOTIPO

O Logotipo, ou seja, a imagem gráfica de marca do Município de Silves é bastante estilizado, procurando, através das cores e dos elementos gráficos utilizados, estabelecer uma relação visual com elementos identificativos do concelho. Assim, através das cores do arenito (vulgo, grés vermelho de Silves) e da laranja, destaca os maiores símbolos locais: os monumentos e os citrinos, incluindo nestas referências histórico-culturais o seu maior expoente arquitectónico, o castelo. Identifica, simultaneamente, o seu passado muçulmano, por meio do crescente.

O logotipo da Câmara Municipal de Silves nasce de um conceito desenvolvido com a intenção de mostrar que na cidade/concelho o passado e o futuro andam de mãos dadas. Ele transmite toda a modernidade e evolução que a região tem vivido, mantendo ao mesmo tempo viva e presente a enorme riqueza cultural e histórica de Silves. Este logótipo pode ser reproduzido a cores ou a preto/branco.

Em termos de significado, os elementos que o compõem podem ter as seguintes conotações: a lua simboliza a influência árabe na região; o círculo laranja simboliza a citricultura, de que Silves hoje é capital, bem como o sol; a torre representa os monumentos de Silves; o círculo bordeaux simboliza o vasto património histórico e cultural do Concelho, associado à terra.