Site Autárquico Silves

S. Marcos da Serra

Tipicamente serrana, a freguesia de São Marcos da Serra situa-se na parte norte do Concelho de Silves, fazendo fronteira com o Alentejo. Lugar de ocupação muito antiga, a freguesia de S. Marcos da Serra foi povoada desde tempos remotos,como testemunham vários achados, nomeadamente necrópoles do Sítio da Sapeira e do Sítio do Monte Branco, datadas do séc. I e II, respectivamente. Os topónimos de origem árabe - Alcaria, Benafátima e Corte Mourão atestam a ocupação árabe desta zona.

Sobranceiro ao povoado encontra-se a Igreja Matriz que remonta ao séc. XVII, época da bela e singular Pia Baptismal de estilo manuelino. No seu interior salienta-se o altar barroco da capela-mor. No largo da igreja ainda, do seu lado noroeste, não se perca a conhecida e antiga chaminé algarvia do séc. XVII, emblemático e ex-libris desta freguesia. As chaminés são um ponto de referência deste Algarve pela beleza dos seus rendilhados, com diversos formatos e sempre bem visíveis na parte alta da casa.

Através da sua riqueza faunística e flora silvestre, a manifesta ruralidade desta freguesia serrana representa algo de autêntico e único. Por entre colinas e montes, encontram-se povoados que nos transportam a outros tempos, onde sobrevivem produtos autênticos, como o mel e a cortiça. Terra de gente simples, humilde e afável, onde impera a agricultura e a pastorícia.