TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO ACOLHE ESPETÁCULO DE BENEFICÊNCIA COM QUARTETO DE GUITARRAS CONCORDIS

Ações apoiadas

13 de novembro de 2017

Numa iniciativa promovida pelo Silves Rotary Club, o Teatro Mascarenhas Gregório acolhe no próximo dia 18 de novembro, pelas 20h30, um concerto de beneficência com o Quarteto Concordis. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves.

Os bilhetes têm um custo associado de 20 euros, revertendo a receita do evento a favor da Casa do Povo de Messines.

Criado em 2005, o Quarteto Concordis, é formado por músicos de personalidades e influências várias, submergindo como tónica a beleza tímbrica e sonora que as quatro guitarras podem proporcionar em conjunto. João Nunes, Pedro Rufino, Jorge Pires e Eudoro Grade são os membros deste quarteto.

O telefone 933 374 865 e o email sueloram@gmail.com são os contactos da organização disponíveis para efeitos de reservas. Mais informações poderão ser recolhidas através dos contactos 282 330 242 e 968 335 856.

+ sobre o Quarteto Concordis
transporta para uma estética própria.
O Quarteto Concordis propõe uma declaração provocativa que tende a realçar o ato criativo não só
numa musical proposição singular ou numa atitude madura e reflexiva – como expressão de cultura –
mas também como resultado de uma nova visão do mundo que requer a reconquista dos grandes valores do espírito.

O Quarteto de Guitarras Concordis para além do reportório internacional que seleciona tem como um dos seus principais propósitos a divulgação da música portuguesa. No concerto de hoje apresenta obras de Carlos Paredes (1925-2004) e de José Afonso (1929-1987).
Paredes é conhecido por ser um virtuoso e compositor da guitarra portuguesa. Tocou com Charlie Haden e ficou conhecido como O mestre da guitarra portuguesa ou O homem dos mil dedos. A Rainha Isabel II rendeu-se aos seus encantos e exclamou no final dum concerto: "Such incredible nails!". As obras hoje tocadas foram compostas para guitarra portuguesa solo, mas o compositor Pedro Louzeiro adaptou-as de tal forma que a sonoridade do quarteto de guitarras clássicas se assemelha muito ao do instrumento da versão original.
José Afonso foi um cantor e compositor português. Foi opositor do governo fascista e a sua canção “Grândola, Vila Morena” viria a ser a senha para o golpe militar de 25 de Abril de 1974 contra o regime. Toda a sua música tem uma forte influência popular. “Era um redondo vocábulo” e “Índios da meia Praia” são canções com poemas escritos pelo próprio José Afonso. Esta última faz parte da banda sonora de um filme sobre a construção de um bairro de pescadores da aldeia de Meia Praia (Algarve) depois da revolução de 25 de Abril). “Verdes são os campos” é uma canção construída sobre um poema de Luís Vaz de Camões, o grande poeta português do séc. XVI. A proposta do Quarteto de Guitarras Concordis é transmitir toda a beleza da voz de J. Afonso e a sua poesia destas canções através de quatro guitarras.