Site Autárquico Silves

Valor Nutricional

A Laranja devido às suas características nutricionais encontra-se agrupada nas Frutas da nova Roda dos Alimentos, sendo um alimento rico em água, vitaminas e minerais, hidratos de carbono simples e fibra alimentar (Quadro 1). Porém, a Laranja é muito reconhecida pela sua riqueza em vitamina C.

 

Quadro 1 - Tabela Nutricional da Laranja
Valores Nutricionais por 100g

Valores Nutricionais por 100g

Valor Calórico

Água

Fibra Alimentar

H.C.*

Proteína

Lípidos

Vit.C

Potássio (K)

Cálcio (Ca)

Carotenos

Laranja

67 Kcal

86,3g

1,8g

8,9g

1,1g

0,2g

57mg

159mg

35mg

120mg

*Hidratos de Carbono

A vitamina C por sua vez é uma vitamina que o organismo humano não consegue sintetizar tornando por isso indispensável a sua ingestão através da alimentação diária. Para além de estar presente na Laranja ela encontra-se noutras frutas como Kiwi, Papaia, Limão, Morango, Tangerina, Clementina, Nectarina e Framboesa.

 


Recomendações de Vitamina C

Faixa Etária

Mulher Adulta (> 19 anos)

Homem Adulto (> 19 anos)

Recomendações miligramas por dia*

500 mg por dia

625 mg por dia

*Não é recomendado restringir a ingestão de vitamina C através da laranja. Deve-se suprimir as necessidades através de uma alimentação equilibrada, variada e completa

 

Sabia que…
Sabia que para as necessidades em vitamina C para uma mulher e para um homem equivale a comer 4 e 5 laranjas por dia, respetivamente?
Sabia que a vitamina C não só se encontra na fruta mas também em alguns produtos hortícolas, como Couve-galega, Couve Bruxelas, Agrião, Grelos, Couve-flor, Brócolos, Pimento, Espinafres, Couve portuguesa, Couve Branca, Batata-doce, Alho – francês, Alho, Batata?
Sabia que quando optamos por beber o sumo da laranja, 100ml equivale aproximadamente a uma laranja?
Sabia que por dia deve ingerir 2 a 3 peças de fruta?

 

“Laranja de Manhã é Ouro, à Tarde é Prata e à Noite Mata!” – Falso ou Verdade?
A maioria da população atualmente já deve ter ouvido este mito e até a consideram como verdadeira, mas não é! O mito dá a entender que ingerir laranja de manhã é benéfico e ao longo do dia os benefícios diminuem podendo até ser perigoso à noite. No entanto, não há estudos científicos que sustentam esta afirmação pelo que a altura em que se ingere laranja não interfere com seus benefícios.

 

Benefícios para a Saúde
As caraterísticas nutricionais da laranja e dos citrinos em geral tornam os mesmos um alimentos de proteção contra o cancro, prevenção contra doenças cardiovasculares, apresentam-lhes propriedades anti-inflamatórias e facilitam a digestão, quando enquadrados numa alimentação equilibrada, variada e completa.

 

Referências Bibliográficas:
1. Associação Portuguesa dos Dietistas (APD). (2016). Nutrição & Saúde: Vitamina C. Consultado a 12 de Fevereiro de 2016 através de http://www.apdietistas.pt/nutricao-saude/os-nutrientes/os-micronutrientes/vitaminas-hidrossoluveis/27-vitamina-c
2. Carneiro, A. V. (2009). O Quebra Mitos: “A laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata!”. Consultado a 12 de Fevereiro de 2016 através de http://www1.arslvt.min-saude.pt/SiteCollectionDocuments/Documentos%20e%20Publicacoes/30.10.09%20-%20O%20Quebra%20mitos%20n.%C2%BA%201.pdf
3. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. (2010). Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Departamento de Alimentação e Nutrição, INSA.
4. Mahan, L. K., Escott-Stump, S., & Raymond, J. L. (2012). Krause’s Food and The Nutrition Care Process: Dietary Reference Intakes (DRIs): Estimated Average Requirements. (Elsevier, Ed.). Missouri.
5. Nestlé Brasil Ltda. (2014). Enciclopédia de Nutrição: Laranja. Consultado a 12 de Fevereiro de 2016 através do https://www.nestle.com.br/site/cozinha/enciclopedia/ingredientes/laranja/saude.aspx
6. NutriSão. (2016). Conheça a… Laranja. Consultado a 12 de Fevereiro de 2016 através do https://www.facebook.com/NutriSao/?fref=ts